Pontes

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Como foi construída às margens do rio Neva, sobre centenas de ilhas de todos os tamanhos entrecortadas por canais, a cidade ganhou o apelido de Veneza do Báltico. Suas pontes não são apenas belas obras arquitetônicas, mas também ótimos pontos de observação e excelentes locais para fotos. Comece pela Ponte Anichkov, mais conhecida como Ponte dos Cavalos, por estar adornada nas quatro extremidades por quatro diferentes esculturas de Pyotr Klodt (escultor favorito do Imperador Nicolas, que governou de 1825 a 1855), representando cavalos em posições diferentes. As esculturas equestres são tão importantes para a cidade que durante a guerra foram removidas da ponte e escondidas, para não serem destruídas pelo bombardeio alemão.

Outra ponte de destaque é a Ponte Alexandre Nevsky, a maior da cidade, com mais de 900 m de extensão, 35 de largura, e um projeto inovador. Relativamente nova, ela foi construída em 1960, e liga o bairro de Malaya Okhta ao centro. Também há a Ponte do Palácio (Dvortsovy Most), unindo o Palácio de Inverno ao lado oposto do Neva que oferece ótimos ângulos para fotos, além de proporcionar uma vista excelente da cidade. A região, situada atrás do Museu Russo (próximo à Avenida Nevsky Prospekt), é uma das mais bonitas da cidade, cortada por canais ornamentados por prédios de fachadas coloridas. Dali partem diversos cruzeiros que percorrem alguns dos canais de São Petersburgo.

Nunca é demais lembrar que, para permitir a passagem das grandes embarcações, as pontes sobre o rio Neva fecham para veículos e pedestres durante a madrugada, assim, quem gosta de esticar a noite, deve tomar cuidado para não ficar retido no lado errado da cidade até às 5 da manhã. Já durante os meses de inverno, como o rio congela, não há movimento fluvial, razão pela qual as pontes permanecem abertas durante toda a noite.

0 comentários:

Postar um comentário

Ocorreu um erro neste gadget

Visitantes (últimos 7 dias)

Visite Blog RotaCinema

  • Columbus - *País*: EUA *Ano*: 2016 *Gênero*: Drama *Duração*: 104 min *Direção*: Kogonada *Elenco*: Haley Lu Richardson, John Cho, Parker Posey e Michelle Forbes. *S...
    Há uma semana

Postagens populares

Tags

Moscovo, Moscou, São Petersburgo, Leningrado, Petrogrado, Terra dos Czares, Rússia para brasileiros, dicas de viagem para a Rússia, blog Simone, viagem independente, Simone Rodrigues Soares.

  © Blogger template On The Road by Ourblogtemplates.com 2009

Back to TOP