Ópera e Balé

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Não faltam opções para se assistir a um concerto, a uma peça de teatro ou a uma apresentação de balé, já que a cidade possui vários e excelentes teatros e óperas.

O Teatro Mariinsky (na Teatralnaya Ploshchad – ‘ploshchad’ significa praça em russo) é talvez a instituição mais famosa, mas há outras opções. Foi construído pelo arquiteto Cavos entre 1859-1860, em honra à Maria Feodorovna, esposa do imperador Alexandre II. A praça onde foi erguido o edifício é até hoje o centro da vida cultural da cidade.

Os tíquetes são vendidos em quiosques espalhados pela cidade, conhecidos como ‘Teatralnaya Kassa’, que cobram um adicional irrisório (RUB 20), que é teoricamente opcional. As bilheterias do teatro vendem os ingressos diretamente também, usualmente pelo mesmo preço. Fica próximo à Sinagoga Central e à St. Nicholas & Epiphany Cathedral.

Outro é o Teatro Mikhailovskiy (Ploshchad Isskustv 1 – entre o Museu Russo e o Grand Hotel Europe). O exterior não é tão notório quanto o Mariinsky, mas o interior é igualmente notável, e o teatro recebe atrações russas e estrangeiras de ópera e ballet.

Ópera de St. Petersburgo (Galernaya Ulitsa 33 – ‘ulitsa’, cuja abreviatura é ul. significa rua em russo). Um teatro aconchegante (palco pequeno e apenas 150-200 assentos), que apresenta repertório de grandes óperas a preços menores que os dos grandes teatros, e tem um belo foyer.

Teatro do Conservatório (Teatralnaya Ploshchad 3 – do outro lado da rua do Teatro Mariinsky). Não possui um hall tão luxuoso, porém é uma opção boa e barata para ver óperas, russas e estrangeiras, com performances dos estudantes do conservatório onde Tchaikovsky, Rimsky-Korsakov, Mussorgsky e muitos outros famosos do mundo musical russo estudaram.

O Teatro Alexandrinsky, construído em 1756, é o teatro profissional mais antigo da Rússia e um dos mais prestigiados em arte dramática. O projeto do arquiteto Carlo Rossi passou por 15 meses de reformas e foi reaberto em 2006, quando completava 250 anos.

A madeira que decora as paredes, chão, teto, colunas e repartições entre as salas foi mantida, pois é ela a responsável pela boa acústica do auditório, é ela que produz o som aveludado característico do ambiente.

O nome "Alexandrinsky" foi dado apenas em 1937, para homenagear o centenário da morte do poeta russo Alexander Pushkin.


Em estilo clássico russo, na cor amarela e de colunas brancas, com uma estátua equestre na parte superior, chama a atenção pela beleza. Fica na Ostrovsky Square 2, uma rua atrás da Avenida Nevsky Prospect. 

0 comentários:

Postar um comentário

Ocorreu um erro neste gadget

Visitantes (últimos 7 dias)

Visite Blog RotaCinema

  • Columbus - *País*: EUA *Ano*: 2016 *Gênero*: Drama *Duração*: 104 min *Direção*: Kogonada *Elenco*: Haley Lu Richardson, John Cho, Parker Posey e Michelle Forbes. *S...
    Há uma semana

Postagens populares

Tags

Moscovo, Moscou, São Petersburgo, Leningrado, Petrogrado, Terra dos Czares, Rússia para brasileiros, dicas de viagem para a Rússia, blog Simone, viagem independente, Simone Rodrigues Soares.

  © Blogger template On The Road by Ourblogtemplates.com 2009

Back to TOP