Ovos de Páscoa

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Peter Carl Fabergé foi um dos maiores artistas de sua época. Em seu atelier, centenas de habilidosos artistas trabalhavam, criando obras de arte em forma de joias, dentre as quais os conhecidos Ovos de Páscoa do Czar, que entraram para a história. Esta tradição foi iniciada em 1884, com um ovo de páscoa encomendado pelo soberano Alexandre III para presentear sua irmã, a czarina Maria. Vale lembrar que, na Rússia, os ovos de páscoa representam a principal celebração da fé ortodoxa. Assim, daquele dia em diante ficou acertado que, a cada ano, Fabergé criaria um novo ovo de páscoa para a czarina.

Durante onze anos o acordo foi cumprido, até a morte de Alexandre III. Seu filho, o imperador Nicolau II, continuou a tradição, estabelecendo que a cada ano uma nova jóia continuaria sendo criada, tendo o aspecto externo de um ovo de páscoa, mas guardando um segredo em seu interior. Assim foram criadas verdadeiras obras-primas, de cores e acabamentos diferentes, fazendo referência a eventos da história russa, como por exemplo, a Coroação de Nicolau II, a inauguração da Ferrovia Transiberiana (rede ferroviária conectando a Rússia Europeia com as províncias do Extremo-Oriente Russo, Mongólia, China e o Mar do Japão) ou a Sagração da Catedral Uspensky.

Até a revolução russa, Fabergé continuou fornecendo os ovos ao imperador russo. Ao todo, sessenta e quatro ovos foram produzidos, dos quais vinte têm paradeiro desconhecido. Os restantes quarenta e quatro estão em exibição, e como é fácil de supor, seu preço é incalculável, não somente devido ao ouro, prata e pedras preciosas utilizadas em sua confecção, mas também pelo valor histórico. Não é de estranhar que muitos turistas fiquem até mesmo emocionados, ao vê-los em exibição no Kremlin de Moscou.

0 comentários:

Postar um comentário

Ocorreu um erro neste gadget

Visitantes (últimos 7 dias)

Visite Blog RotaCinema

  • Columbus - *País*: EUA *Ano*: 2016 *Gênero*: Drama *Duração*: 104 min *Direção*: Kogonada *Elenco*: Haley Lu Richardson, John Cho, Parker Posey e Michelle Forbes. *S...
    Há uma semana

Postagens populares

Tags

Moscovo, Moscou, São Petersburgo, Leningrado, Petrogrado, Terra dos Czares, Rússia para brasileiros, dicas de viagem para a Rússia, blog Simone, viagem independente, Simone Rodrigues Soares.

  © Blogger template On The Road by Ourblogtemplates.com 2009

Back to TOP